sábado, 5 de abril de 2014

O filme Noé do diretor e roteirista Darren Aronofsky



Noé é um filme do diretor e roteirista Darren Aronofsky inspirado na  história bíblica em que um homem chamado Noé recebe uma missão divina de salvar a criação do dilúvio.

Antes de ver o filme é bom saber que por conta da trajetória de Noé contada no filme ser um pouco fantasiosa o longa-metragem foi proibido em alguns países como Bahrein, Catar, Emirados Árabes e Indonésia, de maioria muçulmana.

No filme a construção da arca por Noé e o trabalho árduo é pouco explorado e é acrescentado hipóteses muito refutadas.Entre elas: os guardiões de pedras ajudam Noé a construir a arca;a tentativa de invasão na arca;Tubalcaim não entrou na arca nem fez conchavo com o filho do meio.Entre outras criações fantasiosas que irão perceber na trajetória de Noé.

No filme a benevolência de Noé muitas vezes é deixada de lado para dar contorno a um homem  também intransigente.O que convém afirmar é que muitas vezes os nossos salvadores são mitificados e o diretor desconstrói essa idéia.Talvez isso provoque tanta polêmica e discussão em torno do filme.O que podemos perceber é que o diretor e roteirista quis destacar essa desconstrução.

Uma história conhecida por todos pode ter alguns destaques quanto ao que o filme pode representar no imaginário do espectador.Afinal a história de Noé no filme não revela uma trajetória fiel à história bíblica.


A construção do filme enfoca o pecado,a criação do mundo e a destruição para que o bem possa reinar.


Personagens com personalidades exacerbadas em que o homem e a natureza dos seus desejos e sentimentos podem demonstrar.Ser fiel a história não é o foco,mas o foco é construir uma história paralela que engendra por um caminho de luz,salvação,devoção,pecado,destruição,criação e renascimento.


Ator Russell Crowe interpreta Noé

Associo o filme à recriação cinematográfica que recria e cria o que acontece durante e antes do dilúvio.Criando até uma tentativa de invasão na arca de Noé.O que verdadeiramente não acontece na história bíblica.
Enxergando o filme como arte sem desconsiderar o que de melhor o diretor e roteirista quis mostrar é que a arte está à serviço da criação e se o processo de criar estiver à serviço da relexão.
Digo que a arte é também processo de discussão!
E assim afirmo que o filme é inspirado na história bíblica de Noé e falar baseado será um tanto exagerado.Para saber se o filme vale a pena aceitar como ficção só você e seus conceitos dirão.E se for arte conclame então.


Por Arlã Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário