domingo, 13 de abril de 2014

Razões para ser bonita com Ingrid Guimarães




Um espetáculo que é uma versão brasileira da comédia do premiado dramaturgo norte-americano Neil Labute é  estrelado por Ingrid Guimarães, Marcelo Faria, Gustavo Machado e Aline Fanju.
Sob a direção de João Fonseca.
Foi comprado os direitos autorais e os brasileiros agradecem,pois um espetáculo que faz parte da triologia de Neil Labute só tende a render elogios.Triologia sobre as aparências: 
 "A Forma das Coisas", "A Gorda" e "Razões Para Ser Bonita".

RAZÕES PARA SER BONITA É UMA PEÇA PARA RIR,PENSAR E TAMBÉM SE EMOCIONAR.

Enfim o espetáculo sob o prisma conjugal de dois casais encena a vida real e correlaciona a importância dada pela sociedade hodierna no parâmetro de  beleza a ser perseguido.Como diria Zélia Duncan:

...o mundo gosta da beleza fácil
Do que é superprático
Banalidade rara
Superfície clara
Do que se vê logo de cara
E nunca se enxerga.
(Trecho da música de Zélia Duncan/beleza fácil )

A beleza abre portas e aprisiona os mortais em vitrines.O que seria a beleza?Uma miragem que ninguém consegue deter e o tempo rouba sorrateiramente e por assim dizer o belo seria o efêmero?Ou o que lhe apraz?E se for efêmero e passageiro o que sobrará dos mortais?


como dizia a personagem de Ingrid Guimarães quando no espetáculo faz analogia com as belas dos contos de fadas.A bela e a fera por exemplo.Por que não o belo e a fera!
Será mesmo que o homem ficaria com uma fera toda peluda num conto de fada e na vida real...Com as suas analogias a platéia se diverte.
Analogias divertidas mas que trazem o teor que desde a infância o ideal a ser perseguido de beleza é surreal.É só prestar atenção.Diz Ingrid Guimarães
- A branca de neve,a cinderela e tantas outras...
Em um desabafo da personagem de Ingrid Guimarães ela fala que gastou um carro no rosto e o namorado dela diz que o rosto dela é comum.
A platéia rir e ela interage!
Que maravilha de espetáculo.

Interage com o público e faz o público pensar sobre o esteriótipo ideal que a sociedade apregoa.
O culto à beleza.E a ditadura da beleza.
O que é comum seria atrelado ao feio?
Mas o que é comum mesmo?
Razoável perguntar isso
É tudo que foge aos padrões?

Reflexões à parte...



Recife está lotando o Teatro Rio Mar.Já é a segunda semana que  a peça está em cartaz aqui no Recife.E  o espetáculo tem agradado ao público e a crítica.



Por Arlã Rocha 




Nenhum comentário:

Postar um comentário