quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Halloween ou Dia do Saci o que você prefere?




Halloween é um nome original da Língua Inglesa.E "Dia das bruxas" adaptação para a Língua Portuguesa.

O dia das bruxas conhecido na cultura Americana como "Halloween" é uma festa caracterizada pelo Cristianismo como pagã.Com o tempo, a festa pagã foi incorporada pela Igreja Católica: o dia  1º de novembro virou o Dia de Todos os Santos e o dia 2, Finados.

Sua origem remonta os antigos povos celtas.
Nem sempre a celebração do Halloween esteve ligado às bruxas.
Inicialmente foi uma celebração ( início do  Samhain ) atrelada ao fim da colheita,o Ano novo celta,a estação da escuridão e do frio que era associado aos mortos.Daí veio a crença de que nessa data os espíritos ficavam perambulando por aí.

Hoje no Brasil sua propagação gera um pouco de apatia por parte dos que defendem a difusão da cultura brasileira.
Para quem não conhece o Projeto de lei que institui o dia do Saci na mesma data,seria curioso conhecê-lo.
Se você acha que o dia 31 de outubro era só dia para Halloween "Dia das bruxas"saiba que hoje também é Dia do Saci.

O Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado pelo Chico Alencar, (PSOL - RJ) e Ângela Guadagnin (PT - SP), com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou Halloween, de tradição cultural celta. Propõe-se que seja celebrado em 31 de Outubro.Acesse e fique por dentro.



Tendo como justificativa oferecer à sociedade um instrumento de valorização da cultura popular como elemento fundamental na constituição da identidade brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário