quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O que dizer do filme "Ela"


O Filme her "Ela" é um filme com 5 indicações ao Oscar,Vencedor na categoria de melhor roteiro original no Oscar 2014 e vencedor do globo de ouro de melhor roteiro.Muito aclamado pela crítica!
O filme estreou no Festival de Cinema de Nova Iorque de 2013 e foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos em 18 de dezembro de 2013.
Realmente contemporâneo e futurista!Uma mistura de romance com ficção científica além de ser um drama de uma solidão latente.
O filme conta a história de um homem solitário que se apaixona por um sistema operacional inteligente de computador.Super recomendado e para quem ainda não viu!Por favor não assista dublado,pois a voz do sistema operacional é da atriz 
Scarlett Johansson que faz a voz da Samantha ( sistema operacional )
Direção Spike Jonze
Protagonizados por Joaquin Phoenix que faz o Theodoro e a Scarlett Johansson ( sistema operacional )

Joaquim Phoenix e Scarlett no Oscar 2014

O que dizer do filme...O que ele nos faz refletir...

O amor e a solidão entremeados em um momento.São lados de uma mesma émoeda tão contrários e tão emanados como se fossem indissociáveis.Nas relações amorosas queremos nos entender e se fazer entender.Entre o espelho que nos olha e nos venera e nos protege do mundo lá fora.O filme Ela em que Theodoro se apaixona por um sistema operacional de computador com inteligência artificial é mesmo fascinante,pois conta a história de um homem solitário que coincide com tantas outras histórias no mundo atual.A tecnologia além de ajudar condiciona a vida e ainda assim buscamos incontrolavelmente saciar essa sede de amar com recursos que cada vez mais nos distancia das pessoas e nos aprisiona em máquinas.Assim seria uma relação mais semelhante ao que vivemos hoje com as redes sociais.Seria o filme que atualmente melhor traduz esse paradoxo entre a tecnologia e o ser humano entre a face oculta das sensações que criamos.


É como já fora dito no filme o ontem é passado...E o passado é uma história que já passou que insistimos em contar pra gente...se o passado retém nossa vida seria um tanto paradoxal viver nele e se o futuro recria sensações,seria um tanto atual pensar que amar é mesmo uma sandice socializada na vida atual.
E que essa sandice tão bem contada seja o paradoxo que te leve a pensar como nos distanciamos da beleza de ouvir o outro e que através de um programa de computador com voz que acalanta,acaricia e seduz... Renova a sensação dos sentidos que outrora esquecido por imagens nos fala e agora conta o que apenas é real em ficção e poesia.
Filme surreal com grande sintonia entre futuro e Contemporaneidade de sensações paradoxais de um mundo pós moderno em que é preciso rever as sensações e que máquinas pensantes nos faz refletir...
Assim refleti e me apaixonei pelo filme.Acredito que você também possa se encantar.Sua sensibilidade pode adentrar idéias até então não concebidas.Talvez pensadas,mas nunca ditas e talvez ditas de outra forma.

Por Arlã Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário